Empresa global de tecnologia do sono Emma chega ao Brasil

emma_box_(2).jpg

postado em 18 de Outubro de 2019 13h57

Presente em 20 países, startup alemã mais premiada da Europa é a primeira operação internacional do setor que chega ao Brasil para competir no mercado de colchões bed in a box

Dormir bem é um dos pilares da saúde que não pode mais ser ignorado. De olho na longevidade, a indústria do sono cresce para combater a exaustão, que compromete a produtividade no trabalho, e o aumento no risco de doenças, como do Alzheimer e o excesso de peso, que levam à mortalidade. No Brasil, um levantamento realizado pela Associação Brasileira do Sono aponta que 80% da população tem problemas para dormir.

Este potencial mercado, focado na indústria de colchões, que movimenta no Brasil aproximadamente R$ 7 bilhões por ano, dá lugar a novos players calcados pela inovação, ascendendo uma nova indústria. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse setor já chega a movimentar US$ 40 bilhões por ano, segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey.
O sono passou a despertar novos negócios. De olho neste mercado, desembarca no Brasil a primeira empresa internacional voltada à tecnologia do sono. A alemã Emma, reconhecida como a startup mais premiada da Europa, nasceu há três anos e foi apontada como a operação que mais cresceu na região, registrando uma elevação de 14.315% na receita no último ano, que atingiu a marca de 100 milhões de euros em 2018.
Presente em 20 países e em contínua expansão, a empresa acaba de desembarcar na América Latina utilizando como porta de entrada o Brasil. Trata-se da primeira empresa internacional que chega ao País para competir no setor de colchões com o conceito bed in a box, um produto de alta qualidade entregue ao consumidor dentro de uma caixa. Vale ressaltar que a Emma acaba de ser premiada pela Stiftung Warentest, reconhecida organização que testa produtos na Alemanha, como o melhor colchão local e com pontuação nunca recebida.
Desenvolvido pelo Emma Labs, laboratório de inovação da empresa, o produto faz parte da primeira linha que será trazida ao Brasil e que deve ser complementada nos próximos meses com itens voltados àqueles que procuram ter uma boa noite de sono. Com 10 anos de garantia e 100 dias de teste, que permite ao comprador ter seu dinheiro de volta, as especificações do colchão disponibilizado por aqui contaram com a área de pesquisa e desenvolvimento para chegar numa única versão que caísse no gosto do brasileiro.
“A engenharia alemã da Emma oferece a combinação perfeita de estilo, conforto e precisão alemã para um sono de maior qualidade. Com camadas de espuma perfeitamente combinadas, o colchão otimiza a distribuição da pressão e peso do corpo e têm capacidade de se ajustar ao seu modo de dormir e garantir suporte perfeito em qualquer posição de sono, sem esquecer do estilo adequado aos consumidores brasileiro, que é de um colchão firme e com altura média”, explica o co-fundador da Emma no Brasil, Carlos Garcia.

A venda dos produtos da Emma será realizada por meio de seu e-commerce www.colchoesemma.com.br. Atualmente, 17 milhões de colchões são vendidos anualmente no Brasil. Desses, 7%, ou seja, 1,2 milhão ocorrem pela modalidade online. Segundo Garcia, esse número tende a crescer, pois na Europa a comercialização online do produto já chega na casa dos 20%. “Em cinco anos, queremos atingir concentrar de 5% a 10% do mercado de vendas online no Brasil. Parece tímido, mas com a tendência da busca por produtos de alta qualidade, diferente do mercado volumoso de colchões que existe no Brasil, este número deve crescer ainda mais”, explica o executivo.
Com uma operação de não envolve investimentos de risco, pois os colchões serão vendidos sob demanda, a próxima etapa no Brasil é firmar parceria com lojas conceito para exibir o produto em show rooms. “O comportamento de compra mundial é muito semelhante: o consumidor pesquisa na internet, mas quer ter uma experiência off-line para efetivar a aquisição. Então é isso que vamos promover por aqui”, finaliza Garcia, que já está em contato com grandes redes.

Sobre Emma

Fundada no final de 2015, em Frankfurt (Alemanha), a Emma reuniu investimentos e pessoas que ajudaram a criar o que é hoje conhecido como o colchão Emma Original. Através de diversos estudos, foi desenvolvido o colchão baseado nas necessidades dos consumidores. Apesar de não ter sido fácil, a empresa possui a equipe dos sonhos, que é responsável pelo desenvolvimento de um dos produtos mais competitivos do mercado. Hoje, eles são uma das marcas de colchão online mais reconhecidas da Europa, com prêmios na Alemanha e no continente, assim como reconhecimento de melhor produto do ano em diversos países, como França, Itália, Holanda, Alemanha, Portugal e Espanha. Assim, a empresa amplia seus horizontes para a América Latina com a chegada no Brasil.