Cama inteligente é baseada na marca Ford

Cama-Ford.jpg

postado em 14 de Fevereiro de 2019 11h36

No final de um dia agitado, acomodarmos em uma cama ao lado de quem amamos é um dos melhores processos de recuperação. Mas para aqueles que partilham a sua cama com um "invasor de espaço alheio”, as preciosas horas de sono podem ser perdidas pelas simples, mas sucessivas, tentativas de recuperação de uma parte igualitária do colchão.

Mas se as camas separadas não são uma solução atrativa, embora muitos casais prefiram dormir sozinhos, um fenômeno tão popular hoje em dia que até já possui termo – chamam-se “divorciados do sono” – o que poderia acontecer para solucionar o problema?

Uma solução poderá ser a “Cama com Manutenção de Faixa” da Ford, na qual são aplicados os ensinamentos decorrentes de uma tecnologia do automóvel, assegurando que até o mais invasivo companheiro de cama é mantido firmemente “na sua faixa do colchão” ao longo de toda a noite.

Disponível na maioria dos veículos Ford, a Assistência à Manutenção de Faixa monitoriza as marcações na estrada à frente e ajuda ativamente o condutor a guiar o veículo de volta para a sua faixa, por meio de pequenos toques no volante no sentido correto. Esta ação complementa o trabalho de outro sistema, baseado em câmaras, que os impedem de sair inadvertidamente da sua faixa.

Esta tecnologia inspirou a “Cama com Manutenção de Faixa”, que recorre a sensores de pressão que ajudam a identificar sempre que alguém se desvia do seu lado da cama, levando-os, gentilmente, de volta ao local onde deveriam estar, com a ajuda de um tapete rolante integrado.

“Muitos casais que dormem juntos têm cada vez menos espaço do que o de uma criança pequena na sua cama de solteiro”, comentou Neil Stanley, especialista independente da temática do sono e autor do livro “How to Sleep Well” (literalmente Como Dormir Bem).

“Os seres humanos são mais vulneráveis quando dormem, sendo que estamos programados para acordar quando algo ou alguém nos toca inesperadamente. Se alguém se move para o seu lado da cama, esse mecanismo de defesa vai acionar e acabamos por ter, muitas vezes, uma noite mal dormida, enquanto os 'invasores' continuam a dormir profundamente. Já vi relacionamentos arruinados à conta desta situação”, admitiu Stanley.

“A Assistência à Manutenção de Faixa presente nos nossos automóveis pode tornar a condução muito mais fácil e mais confortável. Ao apresentarmos um pensamento similar aplicado a uma cama, achamos que seria uma ótima maneira de destacar junto aos condutores uma tecnologia de que talvez não tivessem antes prestado a devida atenção”, comentou Anthony Ireson, diretor de Comunicações e Marketing da Ford Europa.

Por enquanto a Cama com Manutenção de Faixa é apenas um protótipo, mas pode chegar ao mercado em breve, para alegria dos incomodados com seu parceiro invasivo.