Acha que o seu quarto é 'limpo'? Pense melhor

quarto_limpo.jpg

postado em 16 de Agosto de 2016 13h48

Aparentemente podemos estar partilhando a cama com cerca de 1,5 milhão de ácaros todas as noites.

E se lhe dissermos que o seu local de repouso, onde passa cerca de um terço da sua vida, está cheio de germes, bactérias e ácaros?

Alguns são praticamente inevitáveis, mas a limpeza mais frequente pode ajudar. O site Good Housekeeping revelou as principais ‘sujeiras’ nos quartos e como resolvê-los:

Você dorme com cerca de 1,5 milhão de ácaros todas as noites. Este número poderá reduzir se deixar a roupa da cama desarrumada quando acorda, permitindo que a umidade evapore e que a cama areje.

O seu carpete contém quatro mil vezes mais bactérias do que a sua sanitária. Aspire o carpete pelo menos uma vez por semana para prevenir a acumulação de sujeira e bactérias e deixe os sapatos na porta de casa, para não trazer e espalhar bactérias da rua pela casa inteira.

As almofadas acumulam muitos ácaros e células de pele morta ao longo dos anos. Aliás, em três anos uma almofada pode duplicar o seu peso, graças à acumulação destas substâncias. Lavá-las na máquina com frequência e descarta-las quando estas não recuperam a forma depois de dobra-las ao meio é uma boa forma de evitar a sua exposição.

O seu colchão também acumula muitos ácaros. De acordo com um especialista britânico, um colchão com oito anos pode conter mais de quatro quilos de células de pele morta. Tente aspirar o colchão quando muda a roupa da cama. O troque seu colchão por um novo no máximo a cada cinco anos.

O seu pijama provavelmente também alberga bactérias. Um estudo descobriu que em média as mulheres usam o mesmo pijama durante 10 noites seguidas. Como o corpo larga células de pele morta e fluidos durante a noite, o pijama pode absorver muitas bactérias e micro-organismos. O ideal é mudar de pijama a cada três dias, ou no mínimo uma vez por semana.

As pessoas produzem quase 100 litros de suor na cama por ano. O que num quarto úmido é ideal para ‘criação’ de fungos.

Dormir com o seu animal de estimação pode deixá-lo doente – ou passar-lhe um parasita. A especialista em saúde veterinária, Dra. Jane Heller da Charles Sturt University, diz que qualquer contato muito próximo com o seu animal de estimação traz riscos de infecção. Se o deixa dormir consigo deve lavar a roupa da cama com mais frequência do que uma vez por semana.

repliki zegarków podróbki zegarków