Veja a 10ª edição do Anuário de Colchões Brasil

14 de Janeiro de 2025 09h29

O Anuário de Colchões Brasil 2025 já está disponível para leitura em sua versão digital. Essa edição comemora os 10 anos do Anuário que se tornou a principal referência em informação para o setor colchoeiro mundial. Aliás, depois de se tornar o material mais completo sobre o setor colchoeiro no Brasil, agora o Anuário de Colchões se internacionaliza, com versão em inglês das matérias disponibilizadas no site da publicação.

 

Conhecido como o único compêndio do setor colchoeiro mundial, nasceu grande, com uma robusta formatação, encadernação de luxo e informação capaz de antecipar o futuro, orientando empresários colchoeiros para tomada de decisões mais estratégicas e assertivas.

 

Os números superlativos comprovam esta afirmação. As 10 edições, entre 2016 e 2025, somam 62.000 exemplares físicos, mais de 165.000 downloads das edições digitais disponibilizadas gratuitamente, 620 páginas de anúncios publicitários e um total de 1.754 páginas. 

 

Contabilizamos muitas conquistas neste período, notadamente a partir do diagnóstico dos principais pontos que necessitavam de aperfeiçoamento por parte de fornecedores, fabricantes e lojistas de colchões. 

 

Rapidamente o Anuário se transformou na principal ferramenta de consulta para empresários do setor e, também, a principal mídia para comunicação e promoção de suas marcas e produtos no mercado, inclusive além-fronteiras. O marco principal foi, sem dúvida, a mudança da imagem do setor colchoeiro junto aos stakeholders, colocando o setor em outro patamar não apenas no Brasil, mas em mercados muito relevantes no ramo colchoeiro, despertando o interesse dos principais fornecedores do mundo pelo nosso mercado.

 

Tendências e novidades

 

Nesta 10ª edição você encontra um balanço sobre os principais temas abordados em cada uma das nove edições anteriores, e agora voltamos a priorizar o colchão como a maior estrela do quarto.

 

Avaliamos um quarto que considera os seis sentidos do sono perfeito: Roupa de cama, Travesseiros, Temperatura, Controle de ruído, Zonas de relaxamento, Aromas calmantes. Todos esses requisitos são muito bons, mas estão incompletos. O elemento principal do quarto é a cama e como estrela maior o colchão. Um bom colchão é aquele que se adapta ao corpo independentemente do peso. Um bom colchão é aquele que permite que as partes mais sensíveis e salientes do corpo (quadril e ombros) se alinhem a coluna. O Anuário de Colchões Brasil 2025 mostra como oferecer ao cliente um verdadeiro santuário do sono, que rejuvenesce o corpo e a mente. 

 

O tema Sustentabilidade volta a ser tratado. Conversamos com a especialista em ESG Débora Irie para entender como os colchoeiros estão se comportando em relação às práticas ESG. E a resposta foi dada por empresas que já praticam ações ESG como Castor, Micropet, Ortobom e Passalacqua.

 

Se reclamamos da ineficiência do varejo de colchões, é importante observar que existem ótimas exceções. Três delas são destacadas nesta edição: Alencar Colchões, Euroconfort e Loja dos Sonhos. Vale a leitura e os exemplos que podem (e devem) ser seguidos.

 

Exemplos também são os empresários Eduardo Passalacqua e Gilberto Manteiga que contam na seção Do Zero ao Topo suas trajetórias bem-sucedidas à frente da Passalacqua e da MGA.

 

O resultado de tanta dedicação dos empresários pode ser medido nos números alcançados pela indústria nos últimos cinco anos, segundo dados do IBGE. O aumento da produção, em média, ficou em 4,3% ao ano, o que não é pouco considerando a pressão permanente sobre os preços ao consumidor.

 

Clique aqui para acessar o site do Anuário de Colchões Brasil 2025, ler sua versão digital. E aproveite também para reservar seu exemplar impresso. Com certeza vale a pena!