Potencial do mercado de colchões supera R$ 12 bi em 2022

31 de Dezembro de 2021 09h00

O estudo de potencial de consumo de colchões Mapa do Mercado, elaborado desde 2001 pelo Intelligence Group, agora através do Instituto Impulso, prevê expansão de 7,6% em receita de varejo em 2022, superando a casa dos R$ 12 bilhões.

Trata-se de um volume importante, porém abaixo da expectativa do mercado, principalmente porque o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do segmento de colchão, acumulado até outubro está próximo de zero, o que leva o consumidor a adquirir produtos por preços menores nas lojas.

leia: VEJA O MELHOR CONTEÚDO DO SETOR NESTA EDIÇÃO DA MÓVEIS DE VALOR

Este fenômeno, chamado downgrade, começou a ser praticado por fabricantes de colchões a partir do segundo semestre de 2021, preocupados com as altas absurdas verificadas principalmente no aço usado para molejos e nos componentes para fabricação de espumas.

A solução simplista encontrada foi reduzir a qualidade de material utilizado, substituindo o volume de preenchimento dos colchões com outros tipos de materiais de custos mais baixos. Nada irregular de acordo com as normas técnicas, mas que pode prejudicar a imagens dos colchões no médio prazo...leia mais.