Colchões Castor torna-se signatária do Pacto Global da ONU

10 de Setembro de 2024 09h24

Com o objetivo de contribuir para um futuro mais sustentável, a Colchões Castor tem investido, nos últimos anos, em tecnologias que diminuem o impacto ambiental, além de trabalhar na implementação de práticas sustentáveis como o uso de materiais recicláveis, madeira reflorestada, redução do desperdício na produção e um programa robusto de logística reversa de embalagens.

 

Ações como essas colaboraram para a mais nova conquista da marca: a adesão no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Além da aprovação no Pacto, a Castor também obteve a certificação ESG, em que foram avaliados os processos de sustentabilidade da marca, governança corporativa e a responsabilidade social. Os critérios incluem desde o impacto ambiental, até a ética nos negócios.

 

"A adesão no Pacto Global da ONU é um marco para a Castor. Isso mostra que estamos alinhados com os melhores padrões de sustentabilidade e responsabilidade social. Reflete nosso compromisso de sempre fazer o melhor pelo planeta e pelas pessoas", afirma Helio Silva, CEO da companhia.

 

Exemplo dos investimentos da empresa em ações sustentáveis é a criação do processo AG de reutilização para as fábricas. Na prática, a marca reutiliza espumas selecionadas e desenvolve uma nova espuma, mais resiliente e resistente que a inicial. Com isso, a empresa teve resultados positivos como a redução do desperdício de materiais, e retorno positivo de clientes e parceiros que apoiaram a iniciativa.

 

Com um enfoque na sustentabilidade ambiental e no bem-estar social, a Castor também desenvolveu iniciativas de apoio às comunidades locais, além de fazer parcerias com institutos.

 

"Estamos comprometidos com os dez princípios do Pacto, que incluem direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Queremos fazer a diferença e inspirar outras empresas do setor a fazerem o mesmo", afirma o executivo.

 

Para Silva, um dos desafios encontrados pela marca na implementação das práticas ESG foi a adaptação de toda a cadeia de produção às novas práticas sustentáveis. Para superar isso, a empresa investiu em treinamento e capacitação para os colaboradores e parceiros. "Além dos treinamentos, nós vamos monitorar e reportar todo o progresso em relação aos princípios do Pacto Global com relatórios detalhados e auditorias externas para garantir que a empresa está no caminho certo e que as práticas estão de acordo com o Pacto", revela.

 

leia: Castor celebra o sucesso publicitário com Giovanna Antonelli

 

Próximos passos

 

Por meio de ações estratégicas, com foco no crescimento sustentável, a Castor tem como objetivo reduzir a pegada de carbono e aumentar o uso de materiais recicláveis, garantindo que 100% dos produtos sejam produzidos de forma sustentável. Para isso, a empresa está investindo em tecnologias e parcerias estratégicas. "Esperamos aumentar nossa eficiência operacional, reduzir custos a longo prazo e fortalecer nossa marca no mercado. Além disso, acreditamos que essas práticas nos ajudarão a atrair e reter talentos, além de abrir novas oportunidades de negócios", conclui Helio Silva.

 

Os próximos passos, de acordo com o empresário, são a implementação de novos projetos de sustentabilidade, ampliação das nossas ações sociais e a continuidade do monitoramento e melhoria dos nossos processos internos.