Artecola aprova plano de RJ e demonstra otimismo

13960-eduardo_kunst_cortada-770x499.png

postado em 27 de Setembro de 2019 18h19

A Artecola Química entrou em uma nova fase de seu processo de Recuperação Judicial (RJ). O plano de pagamentos apresentado pela empresa, depois de ajustes e adequações, foi aprovado na Assembleia Geral de Credores desta sexta-feira (27/9), realizada em Novo Hamburgo (RS). “Tivemos um período de avaliações e maturação da proposta, sempre atendendo às partes envolvidas e destacando nossa disposição em saldar as dívidas. A aprovação reforça o que dizíamos desde o início: nosso objetivo era proteger o negócio químico, que é a origem de nossa empresa, um negócio saudável, capaz de produzir resultados positivos a todas as partes interessadas e seguir gerando valor”, diz o presidente executivo, Eduardo Kunst.

processo de RJ da Artecola teve início em 5 de fevereiro de 2018, com o encaminhamento do pedido à Justiça e, na sequência, seu deferimento. A administração judicial ficou a cargo do escritório Medeiros & Medeiros. A tramitação teve uma peculiaridade, em razão da maior parte da dívida da FXK Adm. e Participações, controladora da Artecola, estar relacionada a avais e garantias dos débitos de outras empresas, a Gatron Inovação em Compósitos S/A e Stabilit-MVC Pultrusão em Plásticos S/A. Elas também estavam em Recuperação Judicial, com tramitação no Poder Judiciário do Paraná e credores comuns à FXK.

O plano aprovado prevê o pagamento negociado de todos os credores, definindo prioridades e estabelecendo prazos e formas de liquidação. “Nesse processo, tivemos a parceria dos credores, que percebem a importância e o potencial do negócio em atividade para a geração de riquezas, emprego e renda”, afirma o presidente. “Além disso, seguimos um projeto de reestruturação para nos tornarmos mais ágeis e eficientes em nosso propósito de oferecer soluções diferenciadas, promover desenvolvimento sustentável e facilitar a vida do cliente.”

Eduardo Kunst também destaca a grande demonstração de confiança recebida de muitos clientes e fornecedores. “Somos imensamente gratos a quem permaneceu ao nosso lado em todos os momentos, a quem acreditou em nossa trajetória de sete décadas de trabalho sério e transparente, a quem nos permitiu chegar à conclusão desta etapa”, agradece o executivo. “Temos a convicção de que seremos uma empresa ainda mais forte depois desse período, pois somos econômica e financeiramente viáveis e temos plenas condições de superar as adversidades”, agradece.

 

Novo Posicionamento

Com a aprovação do Plano de Recuperação Judicial, a empresa entra agora em uma nova fase, a começar pelo novo posicionamento estratégico: O que você quer transformar? A pergunta é, ao mesmo tempo, uma provocação, e traduz a atitude da empresa. “Queremos enfatizar o quanto nós, da Artecola, buscamos junto aos nossos clientes e parceiros novas formas de transformar os negócios e o mercado”, detalha Kunst. “Sempre tivemos a inovação em nosso DNA. Com o novo posicionamento, estamos reforçando nossa identidade e enfatizando a disposição para crescer, co-criar e contribuir para transformar tudo a nossa volta”, complementa.

O novo slogan – O que você quer transformar? – remete ao processo de transformação que ocorre todos os dias em uma indústria química como a Artecola. A novidade foi apresentada ao público interno em setembro, inicialmente na Convenção de Vendas que marcou esse momento de renovação na empresa, realizada com cerca de 130 participantes, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo (RS). “Foi uma convenção muito especial, onde nossa própria equipe foi a atração principal. Tivemos os depoimentos de pessoas que fizeram parte da nossa história e hoje estão de volta, envolvidas com essa nova proposta. E tivemos muitas manifestações espontâneas, que reforçam o valor da nossa gente e o quanto podemos oferecer em parceria e comprometimento para transformar o que for necessário”, relata o presidente executivo. A integrante do Conselho da empresa, Marise Barroso, fez o encerramento enfatizando o potencial das pessoas que atuam na Artecola.