A Associação Brasileira da Indústria de Colchões – Abicol, participou, a convite, de eventos nos EUA, Europa e Ásia (já que a Turquia é transcontinental) durante o mês de setembro.
A vice-presidente Lilian Christofoletti, acompanhada da diretora executiva, Adriana Pierini, representou a entidade na Ispa Sustainability Conference, que aconteceu dias 13 e 14 em Charlotte, na Carolina do Norte.
Promovida pela Ispa – International Sleep Products Association, com o tema central “O que a sustentabilidade significa para a indústria de colchões e como isso se adapta à sua estratégia de negócios”, a conferência apresentou práticas de inovação e sustentabilidade diretamente relacionadas à indústria de colchões, além de conectar pessoas com líderes globais e especialistas no tema.
Para Lilian, a programação da conferência foi muito rica e permitiu trazer ideias do que está sendo feito na área de sustentabilidade e que podem ser aplicadas nas indústrias do Brasil e na própria Abicol. “Foi interessante ver que os problemas nesta área nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil são semelhantes. É importante analisar que a sustentabilidade hoje torna o produto mais caro e essa demanda precisa vir do consumidor ou do governo, em forma de incentivos, para quem pratica ou de punição pra quem não pratica”, analisa, ponderando que o governo brasileiro vem sinalizando que será em forma de incentivo.
“Na conferência tivemos contato com vários cases. Mas a mensagem mais importante veio do presidente da Ispa, Ryan Trainer, que destacou a importância de todos começarmos. Para ele, a sustentabilidade hoje está mais perto da gente do que estava há 10 anos. E embora saibamos que fazer um colchão sustentável é mais caro, precisamos começar de alguma forma”, destacou Lilian, lembrando que o Brasil se destaca na questão sustentabilidade por sua matriz energética e pelo potencial de produzir energias limpas, como solar e eólica. “Nós, como empresários, podemos começar pela adoção deste tipo de energia que, além de ser um diferencial sustentável, pode trazer economia para as empresas, ou pela adoção de um plano mais rígido do controle de resíduos, por exemplo”, sugere.
Diante de tudo que foi apresentado na Ispa Sustainability Conference, a vice-presidente da Abicol, Lilian Christofoletti, vê grande potencial para que o setor colchoeiro do Brasil dê os primeiros passos e busque protagonismo no tema.
Nos dias 22 e 23 o presidente da Abicol, Rodrigo de Melo, e a diretora executiva Adriana Pierini, participaram da 24ª Assembleia Geral da European Bedding Industries’ Association (EBIA), realizada em Praga, na República Checa.
A complexidade de criar regulamentações de design ecológico que equilibrem as preocupações ambientais com a viabilidade da indústria; a importância do sono e como ele está relacionado às aspirações e necessidades das pessoas; uma visão geral das previsões econômicas para os EUA; a importância do mercado chinês, e o marketing em tempos de crise climática, foram os temas debatidos no evento.
Além de absorver valiosos conhecimentos, o presidente da Abicol convidou o presidente da EBIA, Geert Geerkes, para visitar o Brasil e participar do Enicol 2024. Os presidentes da Abicol, Rodrigo de Melo; da Ispa, Ryan Trainer; e da EBIA, Geert Geerkes, também trataram da criação de um evento global, com realização alternada entre Brasil, EUA e Europa.
Durante viagem à República Checa o presidente da Abicol foi recebido na Embaixada Brasileira em Praga. Na visita, Rodrigo de Melo apresentou ao ministro conselheiro, Albino Ernesto Poli Junior, e ao integrante do departamento de vendas da Embaixada, Dr. Karel Chadim, um perfil da indústria colchoeira no Brasil. O presidente da Abicol também destacou que existe potencial de negócios com aquele país, especialmente através do fornecimento de insumos para produção de colchões.
Por último, o presidente da Abicol foi à Turquia para acompanhar a IBIA Expo 2023.
Em sua segunda edição, a IBIA Expo – Feira da Indústria e Tecnologia de Fornecimento de Colchões, que aconteceu de 28 setembro a 1º de outubro, teve a participação de um representante brasileiro entre os conferencistas. O presidente da Associação da Indústria de Colchões do Brasil (Abicol), Rodrigo de Melo foi convidado para falar sobre “A Indústria Brasileira de Colchões e Potenciais Oportunidades de Negócios para Fornecedores Turcos”, evento que aconteceu no dia 30 e reuniu um público interessado no mercado brasileiro. “Trata-se de um feito inédito e histórico para a Abicol, premiando um trabalho associativo sério e comprometido”, destacou Rodrigo sobre sua primeira palestra internacional como dirigente da entidade.
Segundo ele, a IBIA Expo lançou luz sobre o futuro da indústria com muita inovação em tecnologia e novos materiais, além de seminários inspiradores. “Tivemos acesso a muita inovação, especialmente voltadas ao viés sustentável, com possibilidades de reaproveitamento de materiais, visando a logística reversa dos colchões”, afirmou, lembrando que tudo será compartilhado entre os associados. “Além disso, realizamos diversos contatos e prospectamos negócios que podem impactar toda a cadeia colchoeira brasileira”, ponderou.