Anuário de colchões 2022

135 Anuário de Colchões Brasil 2022 do e sabem do poder da influência do “fique em casa” no mercado bra- sileiro de colchões. “A pandemia ressaltou as necessidades e, por conse- quência, as características do consumidor. No início, houve um movimento por parte do consumidor em modificar e adaptar seu ambiente, aumentando o consumo de uma forma geral. Isso exigiu de nós um movimento de busca, investimento e ajuste de matéria-prima. Não foi um período fácil, pois diante das incertezas de to- dos, os fabricantes de matérias-primas seguraram seus estoques, gerando uma reação de escassez em cadeia”. Porém Graciano afirma que foi pos- sível contornar essa situação. “Nos adaptamos, atendendo as novas necessidades de consumo e com boas parcerias, passamos por esse momento transformando esses desafios em oportunidades”. E, mesmo sendo uma fabricante nacional de teci- dos, a Branyl também sofreu com a alta do dólar e o aumento de preços do frete marítimo. “Esse movimento ocasionou aumento de preços e falta de matéria-prima para nosso segmento, já que ainda dependemos da importação de alguns insumos para produzir os tecidos”, ressalta o gerente comercial. Por fim, ele diz que a queda no movimento de compra de colchões este ano foi perceptível, mas espera que as datas comemorativas impulsionem novamente as vendas. “Nosso objetivo é sempre atender as necessidades do mercado e, deste modo, estamos desenvolvendo produtos que estejam conectados com essas tendências e que tragam benefícios ao consumidor final”, finaliza. Já a fabricante turca Boyteks, que sempre teve a sustentabilidade em seu radar, deu um passo além e lançou o Vegan, uma linha de tecidos que leva em conta o conceito do veganismo. Segundo Aydin Aydin, gerente da marca, veganismo em sua defini- ção mais simples, significa negar o uso de animais e o consumo de produtos animais. Os materiais de- rivados de animais como couro, pele, ossos, cartila- gens, lã e seda não são usados em tecidos veganos e testes em animais não são permitidos. Sergio Graciano, gerente comercial do segmento de colchões da Branyl A Branyl conta que teve de se adaptar às novas necessidades de consumo para produzir seus tecidos A linha Vegan, da Boyteks, foi desenvolvida com fibras à base de plantas e não usou testes em animais A linha Vegan foi desenvolvida com essa cons- ciência e conta com certificado da European Vegetarian Union. Graças à tecnologia de ponta da Boyteks, fibras à base de plantas e abordagem ecologicamente correta, o tecido foi projetado para criar um ambiente de sono melhor, sem pre- judicar as pessoas, o planeta ou os animais. O PODER DOS QUÍMICOS A preocupação com o meio ambiente é algo que está sendo pensado por quase todas as empresas que fornecem produtos para colchões e, quando se trata de espuma, não poderia ser diferente. “Sobre o segmento de espumas, temos uma preocupação enorme com a qualidade de vida da comunidade e com a preservação do meio ambiente. Falando de sustentabilidade vimos uma grande gama de ino- vação, na produção de poliois e demais produtos ecologicamente corretos, produzidos com mate-

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