Anuário de colchões 2022
118 Anuário de Colchões Brasil 2022 ter trabalhado com 15 modelos, até que um dia decidiu eliminar os 14 mais simples para ficar com somente um, o melhor. Esse é o conceito da Vivar. De fato, a partir de 2014, teve início o processo de redução do mix, e para fazer isso ele encontrou uma fábrica que montasse o colchão de acordo com as especificações de engenharia e padrões de qualidade da Vivar. Em 2019, o modelo Hybrid Handmade entrou no mercado com diferencial de ser o primeiro colchão no Brasil a ser montado a mão, com capitonês aplicados um a um. “Com um produto de tecnologia de ponta eu deixo claro que o meu compromisso é com resultado para o cliente e não o compromisso financeiro”, ressalta, e complementa: “Trabalho com um colchão de toque único que, independente de ser do gosto do consumidor, será o mais eficiente para ele em relação ao índice de ergonomia, ou seja, a postura mais correta em cima do colchão”, explica. Segundo Bruno Dias, de cada 500 colchões pro- duzidos em escala industrial hoje, cerca de 20 são feitos de modo artesanal, mas para ele isso não é problema. Afinal, decidiu abdicar de uma venda quantitativa por uma qualitativa. Para celebrar os 20 anos, a Vivar lançou o projeto Hybrid Home, uma linha exclusiva de comple- mentos formada por um jogo de cama de altís- simo padrão, produzidos por uma empresa da serra gaúcha. “Os clientes há muito nos pediam”, informa Lucas de Souza, gerente de marketing, acrescentando que a linha é formada ainda por um hobby e itens de perfumaria. Outro segredo é o cuidado que tem com a sua equipe de venda. Antes da pandemia, o treinamento era feito diariamente, in loco, em todos os pontos de venda, sendo que na terça-feira, às 7 horas, toda equipe se reunia (as lojas não abriam na parte da manhã) e todos os ensinamentos da semana eram testados pela equipe. “Conto com o Gabriel Chanan, com conhecimento qualificadíssimo de venda”, diz Bruno. O ticket médio de colchão hoje gira ao redor de R$ 6,5 mil, e o de venda, na faixa de R$ 7 mil. Além do site, a forma de se comunicar com o público são anúncios em jornais, posts nas redes sociais e um programa de rádio realizado ao vivo todos os sábados, diretamente da loja localizada no shopping Bourbon Country. As perspectivas para o ambiente pós-pandemia, na sua visão, são muito boas, desde que não leve em consideração a quantidade de tempo que ficou sem vender. Ele explica: “Se pegar as vendas desde que se voltou a normalidade e dividir pelo tempo que ficamos fechados, a renda “ótima” não compensa o tempo que ficamos fechados”. Sobre o futuro, o desejo é ter fábrica própria. Já possui o terreno, mas ainda não tem data certa para dar largada no projeto. Atualmente, a pro- dução é feita pela Flex do Brasil. Ainda sobre o que vem pela frente, deixa escapar que ele terá o conceito foam free, livre de espuma, feito apenas com aço e látex. AC O modelo Hybrid Handmade entrou no mercado com diferencial de ser montado à mão Roupas de cama de altíssima qualidade, feitas na Serra gaúcha, passaram a integrar o mix à pedido dos clientes
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz