Anuário de colchões 2022

108 Anuário de Colchões Brasil 2022 foi na hora de transportar esses produtos de alto valor agregado. “Veja, se um fabricante entregar uma carga de 25 conjuntos box econômicos, com o valor de custo hipotético de R$ 1.000 cada, e outra carga com 25 conjuntos box de qualidade, com valor hipotético de R$ 5.000 cada, no primei- ro caso, teremos o valor de R$ 25 mil e no segun- do R$ 125 mil, reduzindo consequentemente o valor do frete por unidade”, explica Íris. E o aumento do valor agregado nos produtos da Soft Store Colchões não trouxe benefícios só para o proprietário. “Na remuneração do consultor de vendas, caso ele seja comissionado, ele recebe mais por produto vendido. Portanto, o valor da venda é maior e a comissão também. Repare que qualidade no produto gera qualidade de ganho, se transformando em mais qualidade de vida para o profissional também”, comenta o empresário. Outro diferencial da loja de Íris é o cuidado que ele teve com a ambientação do espaço. “O cliente não tem obrigação de saber tamanhos, profundidades, mas nós vendedores temos de ter conhecimento profundo e, nesta hora, os móveis ambientados dão a ideia perfeita de como eles vão ficar dentro da casa do cliente”, reforça. “Além disso, quando a loja está ambientada, um produto ajuda a vender o outro. O roupeiro ajuda na venda do colchão e o colchão ajuda a vender o dormitório completo”, explica o empresário. Para ele, o segredo de uma boa ambien- tação está na escolha do mix de produtos adequado ao perfil do cliente, desenvolvendo ambientes com uma variedade de produtos que inclua desde itens econômicos e tradicionais até os mais diferenciados. E a cereja do bolo da Soft Store Colchões está nas técnicas de vendas desenvolvidas por Íris. “Sempre mantemos uma forma divertida de recepcionar e interagir com os clientes...”, comenta. “No entanto, nada disso funciona caso os vendedores não te- nham conhecimento aprofundado sobre o produto comercializado e não saibam como resolver os problemas dos clientes...”, acredita o empresário. Quando as coisas se estabilizaram novamente e as vendas de Íris estavam decolando, mais um obstáculo surgiu em seu caminho: a pandemia de 2020. “Com o tempo ocioso por não poder abrir a loja, debruçamo-nos em analisar e rever mais uma vez todo o nosso negócio”, conta. “Foi então que desenvolvemos um projeto chamado PPP, que consiste em analisar o preço, o produto e os processos de todos os itens comercializados na loja”, relembra o proprietário. E para acelerar as vendas nesse momento de tantas incertezas, Íris implementou um treinamento diário feito indivi- dualmente com cada vendedor e adicionou duas tendas montadas em frente à loja para poder receber clientes e tirar suas dúvidas. Além disso, foi nesse período que o empresário fortaleceu sua atuação nas redes sociais gravando vídeos com ofertas de promoções diárias para plataformas como o Facebook e o Instagram. Íris também passou a oferecer atendimentos via WhatsApp com o envio de fotos e vídeos dos pro- dutos da loja e reforçou seus investimentos em propagandas na rádio da cidade. Hoje Íris já possui uma carteira de 15.908 clien- tes, em uma cidade de 20 mil habitantes. Ele trabalha com 40 marcas, incluindo as principais do setor de colchoeiro (Ecoflex, Difference, Joli- thi, Mannes, Pikolin e Castor) e atende os públi- cos, B+, B, C e D. Para o ano que vem, a ideia do empresário é de ter quatro departamentos au- tônomos (Colchões – Soft Store Colchões; Esto- fados – Premiatto Estofados; Cozinhas – Espaço Nobre Cozinhas; Quartos – Aconchego Dormitó- rios). Dessa forma, Íris quer replicar tudo o que aprendeu com a jornada da Soft Store Colchões e montar a Vitrine Premium com 32 ambientes completos dentro da loja, decoração, ilumina- ção direcionada e móveis dispostos de forma a estimular o cliente a comprar todo o ambiente. “Agora meu objetivo não é ser o maior vendedor de colchões e sim o melhor vendedor de colchões do Brasil”, finaliza. AC Soft Store Colchões em Itaiópolis

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