Anuário de colchões 2022

107 Anuário de Colchões Brasil 2022 ria necessárias para repensar nosso negócio. Revi- mos produtos, preços e processos...”, relembra Íris. Nesse período, o empresário saiu em busca de informações de qualidade e cursos de especiali- zação que o ajudassem a contornar esse momen- to, foi então que ele encontrou a resposta que tanto procurava: se ele abrisse uma loja especia- lizada, com produtos de alta qualidade, ele au- mentaria seu faturamento e, consequentemente, seu lucro. Com esse pensamento, Íris tomou a ousada e desafiadora decisão de criar uma nova empresa que viria para concorrer com a sua própria loja. A grande estratégia era mudar o foco da hora da venda, parar de vender produtos baratos e apostar na venda de itens de qualidade com maior valor agregado. Em abril de 2017 o novo projeto saiu do papel. “Alugamos um novo espaço, menor e ao lado da loja antiga, criamos uma nova marca e monta- mos uma nova equipe, formada por apenas duas pessoas, eu e uma vendedora”, conta Íris. Um dos principais pontos que diferenciava sua nova loja, a Soft Store Colchões, da Vitrine Móveis, era o posicionamento de mercado. Sendo o novo empreendimento posicionado como uma loja especializada em colchões. Mas é claro que, quando Íris se predispôs a posicionar sua nova marca como especializada e cobrar mais caro pelos produtos, ele sabia que também teria que entregar mais. E foi isso que ele fez. “Melhoramos o atendimento, que passou a ser personalizado, levando cerca de duas horas para vender um conjunto box. Aceleramos a entrega, de oito dias para 24 horas, redecoramos o espaço e refizemos o mix de produtos”, conta o empreendedor. “Na nova loja, eu não estava ali só para vender colchões, eu passei a comer- cializar conforto, bem-estar e qualidade de vida, pensando sempre em satisfazer as necessidades totais dos clientes”, completa. Com o olhar atento de Íris sobre o mercado e muita coragem para apostar no novo, não demo- rou muito para a Soft Store se tornar um verda- deiro case de sucesso. “Com 54 meses de loja já tínhamos comercializado 966 conjuntos da linha média/alta (entre três e 18 ao mês). Ou seja, um aumento de mais de 515%, considerando que no ano de 2016, com uma equipe de 11 vendedores, vendemos apenas 35 conjuntos dessas linhas”, relembra o lojista. Ao longo desse processo, o empresário entendeu que colchões de qualidade proporcionam mais conforto, mais satisfação na hora de dormir e um resultado praticamente imediato. Com essa análise, ele sabia que investir cada vez mais nesse setor poderia trazer excelentes resultados. “Na mesma semana, às vezes até na mesma noite, os clientes percebem a diferença na qualidade do sono depois de comprar um colchão aqui na loja e sentem a melhora de dores incômodas e distúr- bios do sono como o ronco e o refluxo, por exem- plo”, conta o proprietário. Além disso, Íris também constatou que produtos de qualidade duram mais e, consequentemente, precisam ser trocados em um espaço temporal maior, gerando um benefício de longo prazo para os clientes e para o meio ambiente, visto que esses itens demoram mais tempo para serem descarta- dos. Outra vantagem que o empresário detectou Vitrine Móveis em Itaiópolis Interior da loja Soft Store Colchões

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