Movimento contra o varejo ilegal de colchões

MOVIMENTO-CONTRA-O-VAREJO-ILEGAL-DE-COLCHoES-anuario-de-colchao.jpg

postado em 26 de Outubro de 2015 14h53

O Instituto Nacional de Repressão à Fraude – Inarf e a Abicol estabeleceram uma parceria para a promoção e viabilização de treinamentos aos agentes de fiscalização para inibir o comércio de colchões que não estejam em conformidade com as normas no Inmetro.

 

O objetivo é somar esforços na implementação de ações do Inarf contra o comércio de colchões fora das normas técnicas e ainda ajudar na divulgação dos canais de denúncia para que os agentes do Inarf possam realizar seu trabalho de verificação de conformidade diretamente, onde houver indício de irregularidades. 

 

A primeira ação desta parceria foi realizada no dia 15 de outubro, na fábrica da Herval, em Dois Irmãos (RS), que cedeu o espaço para a realização do evento, que foi dirigido pela Abicol e apresentado pelo Senai/PR, por meio do Organismo de Certificação de Produto (OCP), quanto a normatização técnica e legal dos colchões, sua comercialização e utilização pelo consumidor.

 

De acordo com a presidente do Inarf, Gorete Silva, o evento realizado com oito fiscais do Procon, atingiu a meta. “O objetivo do treinamento é orientar os fiscais para que obtenham conhecimento para identificar a não conformidade dos colchões quando nas lojas. Foram abordadas questões estruturais, densidade, nomenclatura, selo de garantia, Inmetro e manual”, destaca. Outros eventos como esse serão realizados nos próximos meses, ainda sem data definida.