Colchão adequado evita dores na coluna

colchao-adquado-evita-dores-na-coluna.jpg

postado em 29 de Setembro de 2015 12h02

Uma noite mal dormida pode ser sinônimo de estresse no dia seguinte. Muitas vezes, ao invés de relaxar, as horas de sono proporcionam dores nas costas e a sensação de cansaço ao acordar. Se a descrição parece familiar, talvez o problema esteja no seu colchão.

Conforme lembra a quiropraxista Stephanie Steigleder, é ele que deve se adaptar ao seu corpo, e não o contrário. Ou seja, é preciso saber que características o colchão deve oferecer e não apenas optar pelo modelo que está em promoção ou que foi indicado por um amigo.

Como escolher o colchão ideal

O sono pouco relaxante é apenas um dos problemas que aparecem quando você dorme sobre uma superfície que não é bem aceita pelo seu corpo. A escolha errada pode trazer ainda consequências como a alteração das curvaturas fisiológicas da coluna, aumento na pressão em articulações como o quadril e os ombros, problemas circulatórios e tensões musculares.

Mas, afinal, o que levar em conta na hora de escolher um colchão? Para a quiropraxista, o produto deve ser confeccionado em material de boa qualidade e oferecer uma densidade compatível com a sua estrutura corpórea, além de levar em conta também a sua altura e peso.

“Se possível, ao escolher seu colchão teste os exemplares do showroom e avalie se o seu corpo mantém uma posição neutra e confortável. Se o colchão for muito firme, ele vai alterar os seus principais pontos de pressão, desalinhando o seu corpo. Se for muito macio, seus pontos de pressão não serão suportados corretamente”, explica ainda.

Na maioria das lojas especializadas, é possível contar com a consultoria de um profissional para ajudar você na escolha, a partir de uma avaliação das suas características. Para quem já possui problemas nas costas, é fundamental informar o consultor e ter ainda mais cuidado com o modelo escolhido. Informações como a garantia do produto, por exemplo, devem pesar na sua escolha.

Escolher o modelo certo de colchão garante um sono mais tranquilo e evita dores nas costas. Foto: iStock, Getty Images

 

Além de escolher o colchão certo

É durante o sono que o corpo aproveite para descansar e a coluna se recupera para um novo dia de atividades. Se você passar a noite dormindo em uma posição errada, nem o colchão ideal vai ser suficiente para evitar o desconforto.

Por isso, é fundamental aliar a escolha do produto mais indicado com a postura correta enquanto estiver deitado. Para não ficar na dúvida, confira as dicas de Stephanie para dormir e leve mais qualidade de vida para a sua rotina:

– De lado, com um travesseiro que preencha a altura entre a ponta do seu ombro e a ponta da sua orelha. Se desejar, acrescente outro entre os joelhos e ainda um para abraçar e descansar os braços

– De barriga para cima, com um travesseiro mais baixo na cabeça e outro na região lombar ou embaixo dos joelhos

– Evite dormir de bruços, de barriga para baixo.