Carga de TDI é roubada em São Paulo

TDI-roubo-carga-crise.jpg

postado em 16 de Abril de 2018 17h49

crise do fornecimento de Diisocianato de Tolueno (TDI) é tão grave, que o produto se tornou alvo de bandidos. A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) publicou um comunicado informando que, na manhã da última quarta-feira (11 de abril), um caminhão carregado do produto foi roubado na região de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo. 

Desde o ano passado, dois componentes indispensáveis para a produção de espumas, o TDI e o Poliolsão assunto constante na agenda de discussões do setor de colchões, devido aos constantes reajustes de preços e a preocupação com o risco de desabastecimento desses insumos no País. No comunicado a Abicol destaca que “a situação do fornecimento mundial deste importante produto químico para o setor colchoeiro dispensa comentários, transformando esse tipo de carga como extremamente valiosa”.

Ainda segundo a entidade, o roubo e a receptação de insumos afetam toda a cadeia produtiva. Para mitigar os riscos, a Abicol recomenda que os fabricantes de colchões lancem mão de todos os recursos de segurança, inclusive escolta e comuniquem aos órgãos competentes qualquer sinal suspeito envolvendo carga de insumos. “Como a maioria dos colchoeiros está acostumada a negociar TDI, não é difícil identificar ou até mesmo suspeitar quando o preço está fora do valor de mercado. Os criminosos tendem a se desinteressar quando não há como repassar o produto roubado”, acrescenta no comunicado.