Bye Bye Mattress recicla mais de 3 milhões de colchões

Retour_Matras_2.jpg

postado em 10 de Setembro de 2019 14h15

O programa Bye Bye Mattress, do Mattress Recycling Council’s - MRC (Conselho de Reciclagem de Colchões), reciclou mais de 3 milhões de colchões na Califórnia desde o início em 2016. O programa oferece alternativas ecológicas e gratuitas para os californianos que descartam colchões velhos em locais de coleta, eventos públicos e colaborações com varejistas locais e fornecedores de resíduos sólidos. "Atingir esse marco em menos de três anos de operação é uma conquista significativa", disse Mike O'Donnell, diretor administrativo da MRC. 

Mais de 80% dos componentes do colchão podem ser reciclados e transformados em novos produtos de consumo e industriais. Por exemplo, espuma de colchão velha é reciclada em estofamento de carpete; as molas dos colchões são vendidas como sucata de aço, que é derretida para fabricar materiais de construção e outros produtos siderúrgicos; e a madeira das molas das caixas é lascada e usada como cobertura vegetal. 

Uma taxa de reciclagem cobrada quando os consumidores compram colchões na Califórnia financia o programa. A MRC usa a taxa para estabelecer locais de entrega gratuitos e eventos de coleta em todo o estado. Os colchões coletados são então transportados para recicladores regionais que desmontam e reciclam seus componentes. Os consumidores podem levar seus colchões velhos para mais de 230 locais de entrega e eventos de coleta em toda a Califórnia. O programa também recicla colchões coletados por varejistas, hotéis, universidades e outras fontes que descartam colchões em grandes volumes. O programa é parte de uma lei estadual aprovada em 2013.

Além da reciclagem, o programa trabalha para evitar o despejo ilegal por meio de seus esforços em empreendimentos como a iniciativa de coleta de colchões despejados ilegalmente. Ao trabalhar com comunidades locais, essa iniciativa de US $ 1 milhão ajudou a remover mais de 63.000 colchões descartados de maneira inadequada de becos, calçadas e outros espaços públicos em toda a Califórnia desde 2016.

A MRC é uma organização sem fins lucrativos criada em 2014 pela indústria de colchões para operar programas de reciclagem, conhecidos como Bye Bye Mattress, em estados que promulgaram leis de reciclagem de colchões. Estes incluem Califórnia, Connecticut e Rhode Island.

(Com informações ISPA)