Anuário de colchões 2022

167 Anuário de Colchões Brasil 2022 E foi por conta de reclamações dos consumidores feitas à ouvidoria do Inmetro alguns anos atrás, como por exemplo: colchão com espuma que afundava, dimensões do colchão diferentes da informada na etiqueta, que geravam problemas de coluna, entre outros”, conta Camila. Diante disso, o Inmetro resolveu fazer uma audi- toria dos produtos que estavam no mercado e o resultado não foi nada bom, já que mais da meta- de apresentou não conformidades. “Você já deve saber, tanto quanto eu, que passamos 1/3 da vida em um colchão e que este produto naturalmen- te já é associado à saúde das pessoas, o Inmetro também percebeu isso e somada a essas incoerên- cias no segmento, foi estabelecido essas portarias compulsórias. Primeiro publicaram para Col- chões e Colchonetes de espuma e posteriormente para Colchões de Mola”, explica a consultora. Camila Silveira acredita que essas certificações vieram para contribuir tanto com consumidores, como com fabricantes. “Isso gera uma concorrên- cia mais justa entre os fabricantes, já que nos estu- dos realizados, percebeu-se que algumas empresas utilizavam menos matéria-prima do que a declara- da na etiqueta, e, com isso, diminuíam seus custos, mas concorriam com produtos de mesma densida- de e que estavam na mesma faixa de preço”. Porém, ela ressalta que grande parte das empre- sas só tem a certificação por ela ser compulsó- ria. “Já que você tem a obrigatoriedade de ter a certificação, aproveite para colher os benefícios que ela traz ao invés de só reclamar”, provoca a consultora. “Eu já visitei empresas do Norte ao Sul do país, e me deparei com fábricas sem in- fraestrutura alguma para produzir os colchões, sem controle de todos os processos e da sua matéria-prima. Então, quando a gente implanta um sistema de gestão nessas empresas, a trans- formação é gigantesca”. E não é só a Camila que pensa assim. Eduardo Rodrigues dos Santos, diretor operacional da TS4 Certificadora e que possui mais de 20 anos de experiência, também relata algo muito se- melhante. “O selo do Inmetro nos produtos é a garantia da isonomia no mercado. O programa quando surgiu teve o objetivo de criar um pa- drão mínimo de qualidade para que um colchão seja colocado à venda, dando a garantia também que a especificação declarada na etiqueta esteja de acordo com o produto vendido”. Camila Silveira destaca os benefícios proporcio- nados aos fabricantes por meio das portarias. “Empresas com selos de certificação refletem uma boa imagem no mercado, passando credibilidade aos consumidores e isso se torna um diferencial competitivo. O consumidor está mais atento e leva em consideração no momento da compra se o produto é certificado ou não. Ele pode até não en- Camila Silveira, especialista em Certificações de Colchões e diretora da CS Consultoria Eduardo Rodrigues dos Santos, diretor operacional da TS4 Certificadora

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